4 de novembro de 2009

ESPORTES

Falamos com o professor Washington Barbosa sobre a possível não realização da JOCEV`s esse ano por causa da crise financeira e sobre sua historia no handball de Viçosa.

 Mundo Prójovem: com a crise as coisas têm piorado muito, mas para o esporte o efeito foi tão forte assim?
 Washington: acho que a crise piorou tudo e apara todos, claro que nós aqui no esporte sentimos mais, porque convivemos a realidade e as dificuldades.
 M. P. se a JOCEV`s acontecer esse ano, algumas modalidades serão excluídas?
 Washington: torço para que ela aconteça, e não teremos nenhuma modalidade excluída, apenas uma categoria não vai ter esse ano: adulto feminino de handball.
 M. P. as equipes de handball estão preparadas fisicamente e psicologicamente para a JOCEV`s desse ano?
 Washington: não, no momento nossa equipes estão fisicamente muito ruins, e no psicológico talvez dê para mudar mais rapidamente.
 M. P. algumas não puderam ir a algumas competições em cidades vizinhas, isso teve alguma ligação com a crise?
 Washington: sim, pois precisávamos de recursos para poder viajar e não tinha.
 M. P. na sua opinião qual foi o melhor e o pior ano nos quais se foi conquistado o titulo?
 Washington: o meu melhor ano foi 2000 quando comecei a trabalhar com o handball, viçosa nunca tinha ganhado uma medalha em qualquer competição e naquele ano Toinho (prefeito na época) passou a responsabilidade do handball pra mim e naquele mesmo ano levei três categorias para o JERN`s a as três equipes ganharam medalhas e foi onde tudo começou e isso sem falar no abaixo assinado que fizeram para me tirar do cargo.
O pior ano foi 2003, quando levei uma equipe para Natal e as meninas perderam um jogo de quartas-de-final de propósito para voltar à Viçosa, naquele mesmo dia, pois tinha uma festa e elas só falavam nessa festa e não queriam perder.
 M. P. qual o motivo da queda do esporte em nossa cidade?
 Washington: falta de vontade, preguiça nos treinos, faltar demais aos treinos e achar que poderia ganhar quando quisessem.
 M. P. o que você espera de suas equipes na JOCEV`s desse ano?
 Washington: que se doem, joguem com vontade e que representem bem sua cidade.
 M. P. em Umarizal as equipes não tiveram o resultado esperado, será que o trabalho que vem sendo feito para a JOCEV`s vai dá para melhorar a imagem que foi criada em Umarizal?
 Washington: sim, trabalhamos sempre pensando em melhorar e reverter a imagem feita em Umarizal.
 M. P. o que você espera para o próximo ano, já que esse ano a crise acabou com o planejamento que você tinha feito?
 Washington: espero que no próximo ano as coisas melhorem e estejam melhores não só no esporte, mas sim em tudo. O ano foi muito ruim, mas não o pior.
 M. P. você já passou por alguma dificuldade com alunos ou pais de alunos?
 Washington: claro que já, naca foi tranqüilo e nunca vai ser, sempre tem algo que incomoda, seja com alunos ou pais, mas sempre procurei resolver com sabedoria e inteligência.
 M. P. No próximo mês acontecerá o torneio de Apodi, será que o resultado vai ser o que estamos acostumados a ver ou será que vai piorar ainda mais?
 Washington: espero primeiro que possamos participar, segundo espero que nossas atletas estejam com vontade de jogar, que para isso tem que treinar com muita vontade para recuperar principalmente a parte física e técnica.
 M. P. durante todos esses anos que você trabalha aqui, você já viu alguma crise parecida com essa?
 Washington: houve, mas nunca empatou que participássemos de competições e só não fomos para Natal este ano foi porque as equipes não se classificaram, mas a Prefeita já tinha liberado a verba.

Como podemos ver, a crise no esporte de nossa cidade é não só financeira, mas também de soberba das atletas, que pelo fato de serem consideradas as melhores da região e uma das melhores do estado estão entrando em quadra de salto alto, esquecendo que todos esses anos que elas têm conseguido o sucesso nas competições foram baseados em muito esforço nos treinos. É preciso que elas lembrem que nome não ganha jogo, o maior exemplo disso foi no JERN`s desse ano. Segundo informantes dessa coluna, muitas atletas já diziam que iriam ganhar o jogo com apenas 3 ou 4 minutos do primeiro tempo. Esperamos que as atletas desçam do salto e voltem a ser o orgulho do esporte de nossa cidade.

POR: JANY, PALOMA E RENATA

Nenhum comentário:

Postar um comentário